quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ligaram o LHC

E o kiko [2]?

E entrou em funcionamento o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Com o custo de cerca de 4 bilhões de euros, é o maior "trambolho" do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior.
Não é somente o maior acelerador de partículas, a temperatura dos magnetos supercondutores será de aproximadamente -271°C, utilizando cerca de 10.080 toneladas de nitrogénio líquido e 60 toneladas de hélio líquido. O LHC é também uma máquina de extremo calor, pois aquando da ocorrência da colisão de dois prótons, será gerada uma quantidade de calor de cerca de 100.000 vezes a temperatura do núcleo do sol.
O LHC contará ainda com o maior sistema de detecção jamais construído. Terá que ser capaz de detectar e gravar cerca de 600 milhões de colisões de prótons por segundo e medir o deslocamento de partículas e o tempo com uma precisão assombrosa.
Adicionalmente, um sistema desta magnitude terá que contar com a maior capacidade computacional jamais reunida. A quantidade de informação produzida por cada uma das grandes experiências efectuadas no LHC ocupará cerca de 100.000 DVDs de dupla camada por ano.
Entre muitas outras coisas, um dos principais objectivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares. Para isso irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autonomos.
Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Inclusive está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawaii que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos. Outros ainda acusam o CERN de não ter realizado os estudos suficientes de impacto ambiental. Outra teoria ainda é a de que poderia ocorrer a formação de "matéria estranha", que pode possuir a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, gerando nova reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado.
oO' 4 bilhões de euros numa m*rda dessa... e tem gente morrendo fome por todo canto e ninguém pensa... vale lembra que o jogo Half-Life "simula" uma catástrofe causado pela ativação do LHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário